Bauhaus (1919 D.C - 1933 D.C)

Estilo único e expressivo de uma escola que surge em tempos de grandes transformações em que a humanidade sofria e passava pelo Tratado de Versalhes, pela Revolução Industrial e a Lei Eusébio de Quéiros. Com a Guerra de Secessão dos Estados Unidos e o favorecimento e o crescimento do setor têxtil culminando com a chegada da Primeira Guerra Mundial em 1914. Todos esses fatores ocorreram no mundo no período de 1850 a 1919, data de início da fundação da Bauhaus criada por Walter Gropius que foi membro da escola de estilo artístico Deutshe Werkbund (Federação Alemã do Trabalho), que era ligada de certa forma ao movimento Judendstil, a vertente do Art-Nouveau alemão, entretanto dentro dela nasce um sentimento contra a ornamentação excessivas sendo assim as criações dessa escola sofreram influências do livro “Ornamento é Crime” publicado em 1908. Nesse período de grande industrialização da Alemanha Mathesius Werbund criticou os objetos individuais criados por artistas dizendo que não cobririam a demanda da Alemanha e chega a propor um modelo de dez pontos onde cada ponto demonstrava uma avaliação de cada produto, Só que com a oposição de Van de Velde com Gropius ele foi obrigado a retirar seu programa. Como Gropius não gostava do Art-Nouveau. Ele cria a escola a Bauhaus unindo duas escolas a de Artes e Oficio e a de Belas Artes.

Por isso o estilo Bauhaus se resume ao corte radical com o passado abolindo a forma natural (presente no Art-Nouveau) eliminando tudo aquilo que se opunha a arte pura, simplificando os volumes, geometrização das formas, criando um predomínio das linhas retas em metal cromado, aço, vidro, couro negro, madeira lacada, lona verga trançada, palhinha, molas e tiras elásticas.

O nome Bauhaus vem do termo Hausbau que significa vida e arte e nesse ideal de renascer o contexto filosófico empregado na idade media onde a igreja influenciava a visão do mundo assim a Bauhaus seria a nova expoente mundial de filosofia através da arte gerando grandes nomes como Marcel Breuer e Mies van der Rohe, Johannes Itten, Theo van Doesburg, Wassily Kandinsky, LászLó Moholy-Nagy, Joseph Albers e Hannes Meyer.

A escola funcionou até 1933 porque os nazistas a acusaram de ser comunista por ser um manifesto político da esquerda e evidentemente influenciada pelas artes russas, porém seus ideais eram tão contemporâneos que na atualidade podemos visualizar grandes influencias no estilo Internacional principalmente na arquitetura onde as obras irão possuir janelas-fita, fachadas-cortina de vidro, pilotis, plantas baixas livres, etc. Como o exemplo mais atual de construção é o edifício Burj Khalifa conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai. É o maior do mundo e foi inaugurado em 4 de janeiro de 2010.