Churrisqueresco (1680 D.C - 1780 D.C)

Estilo referente ao período do Rococó foi desenvolvido na Espanha caracteriza-se pelo retorno da estética do plateresque baseado na adição de plethora composta na compressão de ornamentos, superfícies pilosas com dispositivos como serdas quebradas, cornetas onduladas, volutas reversas, balaústres, conchas feitas de estuque e guirlandas. A restrição foi totalmente abandonada em um conciso esforço para surpreender o espectador.

O estilo ganhou esse nome devido a um grande mestre deste período José Benito Churriguera um arquiteto, porém outros membros da família também se destacaram na arquitetura e decoração, as inspirações desse estilo provem da fachada criada por Alonso Cano outra grande referencia pode ser encontrada nos trabalhos de Lombard (Charterhouse of Paiva).

O estilo apela para proliferação de formas geométricas, evidenciando suas raízes na arquitetura moura ou mulçumana que continua muito presente no sul e no centro da Espanha.

O desenvolvimento desse estilo passa por três fases a primeira entre 1680 até 1720 popularizado por Guarino Guarini’s que utilizava em suas obras colunas salomônico e capitais de diversos tipos. A segunda fase ocorre entre 1720 até 1760 onde ocorre a mudança de influência artística saindo do gótico-renascentista evoluindo para colunas cônicas invertidas com um elemento central de decoração. A terceira fase ocorre entre 1760 até 1780 e ocorre a mudança dessas influências do Rococó para uma influência Neoclássica iniciando um novo período.

O trabalho da Granada Charterhouse possui a mais impressionante combinação de espaço e luz do século XVIII, a escultura intitulada El Transparente de Narciso Tomé para Cathedral de Toledo baseado na influência artística chiaroscuro agrega uma mistura de materiais para criar este efeito tão utilizado na pintura.

Na America espanhola o estilo aproveitou e inseriu os elementos estruturais da arte nativa das Américas e adicionou com o sempre presente arte moura enriquecendo o estilo evidencias podem ser datadas na segunda fase do estilo onde o excesso de elementos decorativos é substituído pelos ornamentos mais comuns.