Art Deco (1939 D.C - 1945 D.C)

Artes Decorativas e Industriais Modernas.

Art Deco é um estilo ecléctico artístico que floresceu em Paris nos anos 20 e tornou-se mundial em 1930 na segunda guerra mundial. Possui simetria linear linear e bold, marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais veio como proposta de liderança e evolução do movimento florido e assimétrico de cores pastel do Art Nouveau.

O Art Deco abraçou influências de muitos estilos e movimentos diferentes do início do século XX; Neoclassico, Construtivismo, Cubismo, Modernismo, Buahaus e Futurismo; buscou inspiração nas formas egípcias e astecas. Ela representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo.

Embora outros movimentos tivessem raízes políticas ou filosóficas, o Art Deco era puramente decorativo e na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultra moderno. Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo.

Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto (betão) armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da art nouveau, mais rebuscada, a arte déco tem mais simplicidade de estilo.

Os principais artistas que influenciaram os pricipios do Art Deco foram, Vítor Brecheret, Hector Guimard, Eugène Grasset, Raoul Lachenal, Paul Bellot, Maurice Dufrêne, René Lalique e Emile Decoeur.