Art Nouveau (1890 D.C – 1910 D.C)

Arte Nova, do francés “Art Nouveau”

Art Nouveau é um movimento internacional e estilo de arte, arquitetura; especialmente arte decorativa que teve seu auge entre 1890 à 1905. O nome Art Nouveau, em francês, significa arte nova. Originou-se da resistência de William Morris às composições enclausuradas e sim uma busca das tendencias do século XIX e suas teorias que fundaram o Arts and Crafts. Inglaterra, Bélgica Alemanha e Austria tambem fizeram parte deste movimento.

Em 1895 colecionador de arte Alemão Samuel Bing iniciou em Paris uma galeria exclusivamente para arte moderna, a Casa da Arte Moderna (Maison de l’Art Nouveau). O estilo foi influenciado por Czech e Alphonse Mucha popularizando-se com o poster da peça Gismonda de Victor Sardou em 1895.

O estilo procura ainda rejeitar as formas meramente funcionais envolvidas em todos os objetos decorativos provenientes da produção em massa e adere às formas sinuosas, curvilíneas; novos materiais do mundo moderno são amplamente utilizados (o ferro, o vidro e o cimento). A fonte de inspiração primeira dos artistas é a natureza, as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. O movimento da linha assume o primeiro plano dos trabalhos, ditando os contornos das formas e o sentido da construção. Os arabescos e as curvas, complementados pelos tons frios, invadem as ilustrações, o mundo da moda, as fachadas e os interiores Seu principias nomes são: Hector Guimard (MetroParis), Emile Gallé, Majorelle, Gaillard Cabinet, Victor Horta, Gustav Klimt, Charles Rennei Mackintosh, Alphonse Mucha, René Lalique, Antoni Gaudí, Henry van de Velde e Louis Comfort Tiffany.

Apesar de ter sido substituída no século XX pelos estilos modernistas, hoje o art nouveau é uma importante transição do neoclassicismo e o modernismo.