Gótico (1200 D.C - 1500 D.C)

A mais notável manifestação de arte da idade média. Caracterizada por sua leveza, altura de suas torres e flechas que apontam para o céu. Sendo a religião o ponto máximo de interesse na vida de cada um.

O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.

Originado na França no séc. XII, chamado de gótico por Rafael Sanzio, artista da Renascença Italiana que queria designá-la como uma arte bárbara, já que não era baseada na antiguidade clássica. Os séculos XI e XII são séculos de mudanças sociais, políticas e econômicas que em muito vão fazer crescer as necessidades de uma expressão artística mais adequada às novas premissas sociais. O comércio está em expansão, como também a troca de ideais estéticos entre os países. A econômia prospera e nasce um novo mundo cosmopolita, assiste-se ao crescimento do poder político representado pelo monarca e à solidificação do estado unificado, que vai aspirar por algo que lhe devolva a dignidade e a glória de outros tempos e que ajude a nação a apoiar a imagem do soberano. A igreja, vira-se agora para o projeto do que será o local por excelência do culto religioso, a catedral . Ao contrário da construção humilde e empírica do românico, a construção religiosa gótica abre as portas para um espaço público de ensinamentos da história da bíblia, de grandiosidade, símbolo da glória de Deus e da igreja, símbolo do poder econômico da burguesia e do estado.

O período gótico pode ser dividido em 3 fases: O gótico primitivo (protogótico) e possui uma variante o gótico lanceolado (1200-1300) onde são assumidas a idéia base, o gótico pleno (gótico clássico) que possui duas variantes; o gótico radiante (1300-1400) e o perpendicular que surge na Inglaterra no sec. XIV, no gótico pleno ideais são somente consolidados.

A ultima fase é o gótico tardio que também possui duas variantes a flamejante que surge na França em 1400 até 1500 e o plateresque que surge na Espanha sendo divididos em duas secções, a primeira gótica (1480 a 1500) e a segunda renascentista (1525-1560). O final do estilo gótico é marcado pela grande crise econômica e pela peste negra que assolou toda a Europa tornando a expressão artística menos ambiciosa.

O mobiliário era feito geralmente e carvalho deixado ao natural, eram de proporções pesada retangular e simples com pesadas ferragens usadas mais como proteção do que como embelezamento. As arcas ou cofres serviam para guardar roupas e eram usadas tambem como cama ou assento, seriam precursoras dos armários e cómodas. Na Residência o movel alto, é uma espécie de altar de igreja, colocavam-se os alimentos para serem provados pelos servos antes de serem apresentados aos senhores. As cadeiras tem forma de trono com dossel para os senhores, pessoas de menor importancia utilizavam banquetas de dobrar em forma de X. As Camas eram altas, fechadas por cortinas, tapeçarias ou tecidos pesados, sendo necessário ás vezes o uso de banquetas para alcança-las, por isso era comum ver-se ao lado uma banqueta, os cortinados e o dossel que eram facilmente transportáveis. As Mesas possuiam longo tablado colocado sobre cavalete nas horas das refeições. Eram cobertas por finas toalhas de linho, porém não se usavam ainda nesta época os talheres e os pratos individuais, comiam com os dedos em uma grande bandeja colocada ao centro da mesa. Talheres e pratos individuais só foram começar a ser utilizados na metade do séc. XVI.