Louis Philippe (1830 D.C - 1850 D.C)

O estilo Louis-Philippe não possui uma definição de forma abrange desde o Gótico, indo a uma Pseudo-Renascência culminando em uma reformulação do estilo Louis XV. Para muitos críticos de arte este estilo se resume a uma parte do período do estilo Restauração Francesa.

O estilo Louis-Philippe basicamente se resume em mobiliários com a forma do estilo Restauração Francesa porem com mais ênfase no conforto e tons escuros.

Trata-se de um mobiliário pesado com formas excessivamente curvadas, devido à industrialização da arte do artesão que viria a tirar todo o mérito do artista nesta época, alguns autores o consideram completamente encurvado e até mesmo torturado.

O estilo surgiu no século XIX e ganhou o nome do monarca da época Louis-Philippe I o rei burguês ou também conhecido como rei cidadão, era filho de Luis Felipe José de Orleáns e seu reinado durou de 1830 até 1850, período em que ocorre a segunda revolução industrial e termina com o inicio do movimento Arts and Crafts de valorização do trabalho artesão e que defendia o artesanato criativo em oposição à mecanização e queria integrar o artesanato à arte, já que no inicio da industrialização ocorreu uma grande queda de qualidade das peças, mas isso porque o design não era necessariamente adequado aos meios de produção.

As cadeiras continuam com a forma de gôndolas ou com encosto inspirado na arte gótica às mesas sempre redondas seguem a tendência pseudo-renascentista de possuírem pé central e em forma de garras de leão a mesa de refeições continua com a forma do estilo Império, a madeira continua sendo mogno com um tom mais avermelhado que os utilizados anteriormente, porém ébano e outras madeiras escuras começam a ser usadas. O leito tem a mesma forma de barca com montantes e colunas coroadas de imponentes volutas. Piano retangular criação de Erard e Pleyel substitui o clavicórdio. Além disso, as camas desse estilo possuem pezeira quase da mesma altura da cabeceira. Os motivos de adorno são os mais heterogêneos possíveis fruto da confusão reinante, o que domina é uma influencia artística neo-rococó, com moveis em capitonné dourados e muito ornamentados, com pernas cabriolet e curvas livres.

Muitos consideram uma época do declínio do bom gosto e da qualidade artística, no entanto na pintura nomes como Ingres, Delacroix e Corot se destacaram.

Atualmente o estilo Louis Philippe é amplamente utilizado na composição de ambiente isto porque é um estilo diverso e facilmente combina com qualquer outro estilo sendo um coringa das artes.