Luis XIII (1610 D.C - 1643 D.C)

Luís XIII de Bourbon, chamado O Justo (Fontainebleau, 27 de setembro de 1601– Saint-Germain-en-Laye, 14 de Maio de 1643), foi rei de França e Navarra entre1610 e 1643. Filho de Henrique IV, primeiro da dinastia Bourbon, e de Maria de Médicis, a qual, durante a sua menoridade (1610-1617), governou a França como regente.

Em 14 de maio de 1610, quando morre Henrique IV, Luis XIII sobe ao trono com apenas nove anos de idade. Seu reinado foi marcado por lutas religiosas ocasionais entre os católicos e os protestantes ou huguenotes, assim como pela luta contra a Casa de Habsburgo e por inúmeras conspirações. Casou-se por conveniência com uma Hapsburg, a Princesa Ana de Áustria (1601-1666), filha de rei Filipe III de Espanha.

Apesar de viveram praticamente separados, cumprindo o dever dela, depois de vinte anos de matrimônio, Anne deu à luz finalmente um filho (1638). Morreu em Paris e foi sucedido (1643) pelo filho Luís XIV, quando este tinha apenas quatro anos e oito meses, ficando sob a regência (1610-1618) de sua mãe Ana, quando assumiu de fato o poder, aos 16 anos. Morreu em 14 de Maio de 1643, sucedendo-lhe no trono de França o seu filho Luís XIV.

No inicio sofrendo as influências de estilo renascentista italiano, o estilo Luís XIII aparece com um aspecto pesado e redundante, reflete grandiosidade.

Os modelos hispano-flamengos e italianos dividiram a preferência dos decoradores da época e de seus clientes (príncipes, nobres e burgueses ricos). As paredes eram cobertas com pinturas enquadradas por estuques dourados, tapeçarias ou couro, com desenhos impressos, pintados e dourados com influência árabe. Embora já não houvesse tantos artistas italianos trabalhando na França, a Itália é ainda considerada grande inspiradora na arquitetura e na pintura e, além disso, haviam certos artigos tidos como especialidades italianas que os nobres faziam questão de possuir, tais como os espelhos de Veneza, veludos de Gênova e sedas de Milão. Os flamengos, principalmente pintores, gravadores e arquitetos, exerceram grande influência em toda a arte dessa época, sendo considerados os criadores da indústria de tapeçaria na França.

O estilo Luis XIII tinha como principal aspecto o ar pesado e redundante. Em cenário rebuscado, com estuques à italiana nas paredes, tetos abobadados decorados de afrescos e traves aparentes pintadas, a decoração toma uma importância considerável.

A vida na França se tornou mais luxuosa neste periodo e a demanda por mobiliarios caseiros finos se popularizou. Os estilos e ornamentos se tornaram mais variados, mais torneados e com entalhes de concha. As cadeiras tornam-se mais numerosas, têm os pés ligados por uma travessa que lhes assegura maior solidez e apoio para os braços em forma de osso de carneiro. Aparecem o tamborete fixo e dobravel, enquanto que a arca, ora em madeira lisa ou esculpida, ora em couro com ornamentos de metal, continua presente; se tornaram mais confortáveis e veio o torneado como um novo estilo para época. Usava-se o ébano e a nogueira. O armário de dois corpos surge adornado com a exuberância típica do barroco, e os gabinetes (buffet menores cuja parte superior repousa sobre um conjunto de pequenas colunas) são muitas vezes executados em madeira enegrecida ou mesmo ébano, sempre ricamente esculpidos em medalhões que se integram entre duas colunas ou ornados com trabalhos em marfim gravado. Surge, enim, o armário de tamanho maior que, por suas proporções, prenuncia o advento do estilo Luis XIV. A cama continua enconstada à parede, com quatro colunas em madeira torneada ou recoberta por ricos tecidos sustentando o dossel composto de uma parte lisa de onde pendem cortinas que se podem cerrar completamente. Arrematando o dossel, aparecem quatro ornamentos que tanto podem ser feitos em passamaria, plumas ou madeira entalhada. Como as cadeiras, os leitos são vestidos em damasco, sêda ou veludos, com as bordas adornadas de galões.

A mesa existe em madeira natural, carvalho ou nogueira, algumas vezes em ébano com incrustrações em marfim ou em osso. Como detalhe interessante, convém salientar que era comum cobrir-se a mesa com um tapete, prendendo-se nas extremidades por nós de fitas, costume que levou La Fountaine a dizer: “Sur un tapis e Turquie, le couvert se trouva mis.”

O mobiliário Luis XIII é caracterizado pelos entalhes pesados e escalas monumentais. As Peças como a mesa e aparador são caracterizados por painéis moldados em padrões geométricos. Os tipicos temas de design eram a ponta diamente, padrões de piramides e grandes pés coques de armários. Tem um estilo mais primitivo, direto e menos ousado Os torneados podem ser utilizados para as pernas ou macas, e estas formas simples eram criadas em um torno mecânico. O estilo Luis XIII veio de fortes influencias da espanha, Bélgica e principalmente a Itália.