Luis XIV (1643 D.C - 1715 D.C)

Filho de Luís XIII e Ana de Aústria sucedeu ao seu pai em Maio de 1643, com apenas quatro anos e oito meses, desde então saudado como uma “divindade visível”. Cresceu entre amas e criados, por cujo descuido quase morreu afogado numa piscina.

Durante os primeiros 20 anos do reinado de Luís XIV, a manufatura de móveis na França ainda recebia as influências italianas e flamengas. Só a partir de 1660, esse quadro começou a mudar, surgindo um estilo de mobiliário com características próprias da França. Muito contribuiu para a essa evolução a criação da Manufacture Royale des Meubles de la Couronne (Manufatura dos móveis da Coroa), cujo primeiro diretor foi o pintor Charles le Brun. Essa fábrica, fundada em 1667, aprovava o desenho e a execução de todos os móveis feitos para a corte, se constituindo um agente de controle de qualidade rigoroso sobre a manufatura francesa. Daniel Marot e Jean Bérain, entre outros, foram contratados para desenhar móveis de acordo com os hábitos da corte e com o estilo de arquitetura.

O mobiliário Luís XIV tem porporções grandes, absolutamente simétrico, muito luxuoso e embora apresente uma ornamentação extravagante, tem cárater masculino. Na estrutura dos méveis predominam linhas retas, as curvas sendo severas e dignas. Os painéis são retangulares, limitados por molduras arquitetônicas. A entalhação é rica e abundante, se utilizando de cabeças e patas de leão, de máscaras, sátiros, grifos, esfinges, folhas de acanto, golfinhos e folhagens. As madeiras utilizadas eram o carvalho, ébano e castanheiro. Os móveis eram dourados ou ornamentados com incrustações de metais e trabalho de marchetaria. Ficaram famosos o mobiliário de Charles André-Boulle, o maitre-ébéniste do reinado. Este artista criou o processo de folhear o mobiliario com uma combinação de ébano, tartaruga, estanho, latão e madre-pérola, não necessariamente todos em uma só peça. Muitas peças de mobiliário de prata maciça foram feitas para mobiliar o Palácio de Versalhes, mas nenhuma delas se conservou, sendo derretidas para a cunhagem de moedas, tanto nas guerras europeias de Luís XIV como na Revolução Francesa. Mas, pelo menos, uma peça se salvou: uma mesa de prata maciça que o Rei Sol deu de presente ao rei Carlos II da Inglaterra.

Surgiram novas peças: secretária, medalheiro, billard, cômoda, canapé e o console. O “cabinet” caiu em desuso. A cama ainda é monumental e sem madeira aparente, os tecidos - veludos e cetins - que forravam a peça, belos e luxuosos. As mesas tinham formatos variados, com decoração luxuosa, algumas em mármore e outras em madeira dourada ou ornamentadas com incrustações. As cadeiras variavam de acordo com a posição social do usuário, podendo ser de braços ou sem eles, espaldar alto, pernas retas e braços curvos ou retos, as traves unidas em “X” ou “H”, os assentos forrados de veludo, tapeçarias ou brocado. Os armários eram pesados, opulentos e de um só corpo, todo em madeira ou trabalhado. As Cômodas eram em geral ricas e trabalhadas à maneira Boulle com três gavetas e tampo de mármore. O console era uma mesa pequena, mais estreita, colocada junto à parede. O medalheiro era um móvel muito apreciado que servia para guardar as jóias e preciosidades e o canapé, em madeira estofada, tem a estrutura da cadeira, linhas retangulares e várias pernas. Também surgiram nessa época os armários-bibliotecas e as poltrona “confessional”.

Quando morreu em 1715, tendo sobrevivido ao seu filho mais velho e a seu neto, Luís XIV deixou uma França empobrecida e cheia de problemas.