Luis XV (1715 D.C - 1774 D.C)

Este estilo é influenciado pelas linhas fluidas e graciosas do rococó e pelo seu repertório de motivos ornamentais, situando-se entre o estilo regência, onde já dá os primeiros passos, e oestilo Luís XVI, que se caracteriza por uma maior rigidez e austeridade. É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo, por isso, alvo dos mais diversos revivalismos ao longo do tempo. De um modo geral, a estética vai estar ao serviço da mentalidade da época, da busca dos prazeres do quotidiano e intimamente ligado à figura feminina, a sua maior inspiração e a autoridade em matéria dedecoração na corte. Provavelmente a figura de maior destaque no impulso das artes decorativas é Madame de Pompadour, amante do rei, que o incentiva a promover a produção artística, como no caso da oficina de porcelana de Vincennes (mais tarde Sevres) de onde originam muitas das peças usadas neste estilo.

O Estilo Luis XV é virtualmente um sinonimo do Rococó. Os mobiliarios que foram fabricados em massa, também foram facilmente adaptados às necessidades ads diversas classes socials; da realeza à provincial. Foram criadas forms de mobiliarios em differences categories adaptando-as aos sues usos concebíveis convenientemente. Todo refinamento e conforto é atingido e um grande cuidado para atingir o máximo de conforto.

 

Os ricos e a aristocracia estavam possuídos pelos mobiliários que eram como obras de arte produzidas com muita elegância. O Bureau du Roi demorou nove anos para ser acabado e é considerado a melhor pra de todos os tempos em obituário.

Este estilo é influenciado pelas linhas fluidas e graciosas do rococó e pelo seu repertório de motivos ornamentais, situando-se entre o estilo regência, onde já dá os primeiros passos, e o estilo Luís XVI, que se caracteriza por uma maior rigidez e austeridade. É considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo. O Luis XV foi gradualmente perdendo seu peso massivo durante o periodo da regencia ficando menor e mais leve.

O Luis XV é caracterizado pelos contornos curvilíneos tendo retas apenas quando necessário como por exemplo nas hastes de um armário. Uso extravagante das formas ornamentais curvilíneas, praticamente abolido o uso de ângulos retos e formas retângulares. Uma grande característica do mobiliário Luis XV é a continuidade das partes, muito evidente nas cadeiras onde os membros parecem estar juntos sem a sensação de serem separados. Alguns mobiliários mais finos levaram a lacca chinesa que foi fortemente desenvolvida na França durante o reinado de Luis XIV.

Os mobiliários eram caracterizados pelo principio da assimetria que era expressa na elaboração da superfície ornamentada mantendo o equilíbrio.

As madeiras mais usadas eram o mogno, ébano e jacarandá. A marqueteria era feita com centenas de madeiras sendo muito colorida e brilhante. Temas como Buques de flores em vasos, As composições delicadas. Os troféus musicais, os símbolos do amor e os atributos da vida pastoral eram tudo temas elegantes. As cenas pastorais com pastores e pastoras na maneira de Boucher eram de beleza incomparável.

A parqueteria, especialmente em cubo, eram usadas principalmente em cómodas e mesas. O bronze dorado introduzido na era Luis XV era usado junto com a laca e marqueterias era usado na frente das cómodas de forma que não sejam aparentes as divisões das gavetas e outras partes; algumas vezes estes recursos são usados exageradamente.

As decorações pintadas no Luis XV eram relativamente fortes e saturadas e não devem ser confundidas com com tons delicados do estilo Luis XVI.

Uma variedade de mármores foram usados largamente no topo das cómodas e diferentes tipos de mesa; uma variedade tão extensa quanto os tipo madeiras.

Os estofados nunca foram tão confortáveis quanto no Luis XV que atingiram um alto padrão de perfeição.

Certas formas naturais foram a fundação do estilo rococo. Pedras e conhas com folhagem e flores dominavam o tema dos ornamentos. O motivo C do Luis XIV se tomou a forma do faijão no Luis XV sendo usado no topo das mesas marchetadas. Usava-se a folha de acanto como ornamento frequentemente serrilhada com franjas elaboradas, alongadas e estreitas. Buquês de flores nativas do campo amarradas com fitas e flores graciosamente dispostas em cestas estavam por toda parte. A rosa era particularmente a favorita. Ramos de Palma e Louro eram populares motivos decorativos assim como no periodo gotico usavamse as folhas da salsa, escarola e agrião que eram nativas tambem. O mobiliário Apresenta as seguintes características:

A partir dos lits de repos e canapés desenvolvem-se: chaise-longue, sopha, turquoise, duchesse (à bateau oubrisées), ottomane, paphose, veilleuse, etc.

Nomes de destaque: Em geral o trabalho artesanal das corporações deste período é de grande qualidade. Surgem os menuisiers, marceneiros que desenvolvem trabalhos em madeira maciça, onde se destacam Avisse, Tilliard, Foliot, Gourdin, Dellanois e Cresson. Continua-se também a tradição dosebénistes para trabalhos de folheado (folha de madeira) e marqueteria em madeiras exóticas, onde se destacam Dubois, R. V. La Croix, Migeon e Oeben. No trabalho em bronze destaca-se Jaques Caffieri e nos trabalhos de laca, as famílias Martin (Verniz Martin) e Chavalier.