Queen Anne (1700 D.C - 1755 D.C)

O estilo Queen Anne é mais simples e delicado em comparação aos estilos da mesma época e populares na Europa que eram mais ornamentados. Por possuir esta característica foi mais expressivo na América do Norte chegando ao continente americano em 1720-1750. Sua grande expressão nos EUA o torna parte do estilo colonial norte americano.

Este Estilo possui o nome de uma rainha inglesa Anne que reinou em 1702-1714 e é caracterizado pelas curves delicadas, pés cabriole sem travessas ou apoio para os pés, com pouca decoração sendo estas muito simples e em formato de concha, suas superfícies eram altamente polidas as formas dos pés podem variar de uma forma semelhante a uma almofada ou uma forma trífida (perna com três pés), as principais madeiras utilizadas eram imbuia, cerejeira, mogno bordo e carvalho.

Nesta época ocorre também uma revolução no modo de vida das pessoas e a mulher passa a ter mais controle da sua vida social e com isso mais peças funcionais se tornaram populares. Surgem então mesas de carteado, mesas para as senhoras escreverem suas anotações e mesas de chá. Nesta época a marchetaria morre abrindo espaço para o mobiliário torneado onde as curvas se tornam essenciais para o reconhecimento do estilo afinal à utilização deste padrão estético pode ser definida como uma ruptura com o estilo antecessor denominada William & Mary.

Ao longo da história este estilo sempre foi revivido e sendo constantemente adaptado para o movimento artístico da época por ser um estilo gracioso e extremamente funcional.