Regência Inglesa (1812 D.C - 1830 D.C)

Este estilo se estende pelos primeiros 30 anos do século XIX e refere-se ao período no qual George então Príncipe de Wales, na Grã- Bretanha assume o controle do País, tornando-se George IV, nascido em 1762, foi coroado Príncipe Regente em 1811 ate 1820. Como rei da Grã-Bretanha veio a falecer em 1830.

Muitas pessoas que desconhecem a historia do mobiliário confundem com o estilo que assume também o nome de estilo Regência sendo que este último é de origem francesa, porem basicamente um século e um canal os separa (lembrando que o estilo regência francesa refere-se ao inicio do século 18, quando Philippe, duque de Orleans, governou o pais pelo seu sobrinho, Louis XV que não possuía idade para assumir o trono).

O estilo regência inglesa ainda continua com a influencia neoclássica da Era Georgeana como o trabalho dos artistas Adam, Hepplewhite e Sheraton no inicio do século, entretanto este estilo não se baseia nas adaptações dos motivos gregos, romanos e egípcios e sim na replicação dos móveis utilizados por essas culturas. No geral o estilo regência é escuro, massivo e monumental. É nesse sentido que reencontramos a beleza das linhas elegantes dos sofás gregos, e a beleza da cadeira “Kline”.

Nessa época surge Thomas Hope, “cavaleiro dos sofás”, que teve grande impacto sobre o curso da historia do mobiliário inglês principalmente na época do estilo regência, focalizava em uma fria e precisa interpretação arqueológica de design de móveis, porem seus méritos profissionais não depuravam suas ações pessoais, ao ponto de dizerem que Hope foi um dos homens mais ricos, mas sem dúvida, também foi o homem mais longe de ser agradável em toda a Europa.

A dizer sobre o seu lema “Móveis Hope talvez não seja para aqueles que procuram um conforto aconchegante, mas é gracioso e decorativo”.

Muitas vezes Hope foi forçado a recorrer à interpretação e da invenção, em alguns elementos decorativos como no caso de longos espelhos e telas de lareira, mas sempre se baseou em certas regras estruturais derivadas da arquitetura clássica.

Hope utilizava principalmente artesãos imigrantes franceses para desenvolver seus projetos como é o caso de Aléxis Decaix e Thomas Bogaert. Os últimos anos de trabalho de Hope foram dedicados ao estudo da arquitetura gótica.

Resumindo o estilo regência apresenta como característica os motivos como liras, coroas de louros, folhas de acantos, criaturas mitológicas como grifos e esfinges. O mobiliário possuía pernas nos formatos de colunas, laminas e pernas com o traçado em X, as pernas sempre terminavam em pés bola e garra de dragão ou uma variação de pé de pata de outro animal. O uso de marchetaria decai nesse período, porem o trabalho de aplicação de ouro ou prata no mobiliário é substituído por outro metal. A madeira principal ainda é o mogno porem aparece outras como rosewood e zebrawood.

O estilo ainda reaparece, nos 20 e 30 sendo denominado de Hollywood Regency.