Tudor (1485 D.C - 1558 D.C)

O período Tudor na história inglesa começa com a ascensão ao trono do rei HenriqueVII em 1485, este evento significa o fim da Idade Média, na Grã-Bretanha e supostamente o início histórico do Renascimento Inglês. A era Tudor, vai do reinado do Rei Henrique VII e termina com a coroação da rainha Elizabeth I em 1558 portanto se trata de um estilo tipicamente inglês.

O tipo de mobiliário disponível Tudor foi ditada pela riqueza dos proprietários. A maioria dos móveis no período Tudor foi feita no país e só os muito ricos poderiam ter recursos para importação de mobiliário de exterior. Os móveis Tudor eram feitos de madeira obtida localmente, a madeira mais popular era o carvalho.

Tudor era pouco distinto do mobiliário dos períodos medieval gótico e anteriores. Os pobres tinham posses de muito pouca mobília e até mesmo nas grandes casas dos ricos há apenas camas, bancos, banquetas, mesas e baús. As cadeiras foram reservadas para o dono da casa quando presidia as refeições na sala - os convidados ficavam em bancos, talvez com almofada para o conforto.

Os móveis, como existiam na época eram feitos de carvalho, era imponente e pesado, forte e desconfortável. Interiores Tudor, em contraste com a falta de graça e quantidade de móveis, muitas vezes eram decorados com tapeçarias, bordados, tapetes e tecidos. A decoração podia ser uma variedade de assuntos bíblicos ou mitológicos, painéis quadrados e podem ser sobrepostos por formas de diamantes, arcos arredondados e em padrões semi-circulares ou padrões em hélices eram usados. Formas de animais como golfinhos e leões junto com florais, rosa tudor , cravo e cipó. as cadeiras eram raras e pesadas com assentos e encostos retos com estofados bordados de veludo.

No reinado de Henry VIII viu-se um boom na construção de casas privadas aumentando a produção de mobiliarios. A partir de 1530 o mobiliario Tudor começa a ter influencia do renascimento italiano usando mais entalhes e ornamentação. Alinha gotica, a rosa Tudor e outros design derivados da arquitetura foram misturados com guirlandas e outras caracteristicas italianas.

O impacto caracteristico da renscença italiana não foi mais usado até o final da era Elizabethana que caracterizou um mobiliario menos gótico e entalhes em carvalho em auto relevo.