Móveis Romanos (750 a.C – 100 a.C)

O império romano começa com a transferência da arte grega para o império romano que havia se espalhado e conquistado cidades em diversas direções chegou a uma época ter além de Roma, Antioquia no Oriente e Alexandria no Sul como grande cidades do mundo.

Pouco se sabia sobre o modo de vida dos romanos, porém com a descoberta de Pompéia e Herculano os pesquisadores conseguem entender os hábitos da classe rica na época da prosperidade romana, segundo as informações esta sociedade se dividia em duas classes distintas a de Domus sendo estas as habitações de nobres romanos e a de Insula sendo estas as habitações das classes médias e inferiores.

O mobiliário romano basicamente se desenvolve como dentro da visão clássica do mundo grego, porém o alto luxo do oriente produziu as variações estéticas como à redundância de adornos e o uso extensivo de pés de animais nos acabamentos com o Sella curulis, as tabelas eram feitas de mármore, ouro, prata e bronze muitas vezes foram gravadas e enriquecidas com pedras.

O uso de folheado se tornou comum e não por um sentido de economia, mas sim porque desta forma as mobílias poderiam ser produzidas com um efeito mais rico e decorativo do que seria possível com uma peça de madeira sólida.

Uma grande inovação romana foi à criação da Scrinia que eram caixas redondas onde eram mantidos os livros que ao invés de serem guardados em prateleiras ou em uma estante eram colocados nessas caixas feitas de madeira de faia que poderiam ser bloqueada ou selada quando necessária.

A casa do romano assim como a do grego era dividida em duas partes uma parte onde eles poderiam exercer a parte social recebendo visitas o átrio geralmente decorado com mais uma adaptação romana do mobiliário grego a Triklinia que consistia em três klines unidos e outra onde eles poderiam realizar as suas atividades de rotina.

Outra modificação no padrão de vida romano em comparação ao dos gregos foi o uso da Vestiaria ou salas de guarda roupas ao invés de usar os peitos ou baús eram usados armários capacious.

Em geral os ricos possuíam em sua propriedade uma mobília muito confortável enquanto que os romanos pobres quase não possuíam mobiliários e quando possuíam eram muito básicos e esparsos.