Colonial U.S. (1700-1780)

Este estilo assim como os americanos é uma convergência de influências de diversos estilos que se desenvolve antes e depois da Revolução Americana e caracterizam-se pelo uso de madeira simples, linhas limpas e confortáveis e também de peças práticas.

O estilo desenvolvido antes da revolução possuía inspiração de designers ingleses como Chippendale, Hepplewhite, Queen Anne e Willian & Mary e às vezes de peças importadas da Inglaterra, enquanto que o estilo pós-revolucionário desenvolve-se descartando os estilos ingleses e retornando para a simplicidade e influências primárias, também são acrescentado os trabalhos de marchetaria e o uso de laca e verniz.

Como característica para identificação este estilo possui modelos de cadeiras únicos desenvolvidos nesse período denominadas de Windsor Chairs, Wingback e Camelback sofás e cadeiras, as fábricas na colônia utilizavam elementos como chintz (tecido barato geralmente com estampas de flores), tapeçaria damascenos e bordados, que geralmente ganhavam formas de folhas, flores, conchas, algas e design orientais.

Os colonos norte-americanos em 1700 estavam mais preocupados com o conforto e a usabilidade e acima de tudo na mobilidade desses moveis de campanha ou acampamento, que possuíam pernas com as pernas removíveis e geralmente com compartimentos escondidos.

Os puxadores e os espelhos da fechadura eram de bronze ao invés de ferro e madeira como terminação dos pés a variação é grande começando pelo tradicional cabriolet, a almofada comum no estilo Queen Anne, o trifido utilizado algumas vezes nas peças de Chippendale, o pontelet que surge no estilo Louis XVI e a grande inovação também de Chippendale o pé garra; todos estes eram utilizados como elementos decorativos.

A madeira utilizada nesse estilo eram as madeiras encontradas comumente na colônia como o pinheiro, carvalho, nogueira, bordô, cerejeira, cedro vermelho entre outras eram comumente utilizados.

O mais importante é que os conjuntos desses elementos remontam também a influência histórica dos países colonizadores uma vez que desenvolveram-se distintamente nos estados norte-americanos e basicamente pode-se dividir entre os estados do norte de forte influência protestante e que mantiveram as influencias do estilo William & Mary e as tendências germânicas mantendo a decoração em um limiar baixo de aceitabilidade.

Enquanto que os estados do sul por possuírem grandes plantações importavam diversos mobiliários e desenvolveram o estilo mais decorativo de forte influência européia, porém genuinamente norte-americanos.

Após a unificação dos estados do norte com os do sul a extravagância do luxo dos mobiliários encontrados no sul decai e um sentimento de nacionalização surge assim como a necessidade do desenvolvimento de um estilo de mobiliário especifico que represente os ideais federais.