Estilo Federal (1780 D.C - 1820 D.C)

Estilo que surge no mobiliário entre 1780 e 1820 logo após a revolução americana a qual levou a independência dos EUA em quatro de julho de 1776. Thomas Jefferson o então presidente considerou que a influência do neoclássico era perfeita para a construção da nova união com seus ideais republicanos com inspiração no estilo decorativo criados por Robert Adam diversos prédios governamentais foram desenvolvidos segundo seus princípios.

Para o mobiliário os estilos de referência então usados são os de Hepplewhite e Sheraton inicialmente depois seus elementos decorativos seguem os estilos directório, império e regência inglesa e a grande influência para estes estilos veio do mobiliário de Duncan Phyfe e sua inspiração no mobiliário alemão e no estilo Biedermeier.

Thomas Jefferson também estudou as técnicas que permitia encurvar muito mais a madeira e os trabalhos dessa época mostravam cenas de animais, flores e folhas do novo mundo ligado aos ícones da república como a águia segurando as flechas entre outras.

Os principais centros fabris de mobiliário no estilo federal foram às cidades de Nova York, Salem e Baltimore que fabricavam as cadeiras do tipo Hitchcock e Boston rocker que possuíam influências dos estilos georgeanos com toques dos estilos franceses.

Conforme os ideais republicanos ganhavam cada vez mais força e se consolidavam o interesse da Europa também aumentava sobre o continente americano e tudo o que ele trazia de novo assim como também aumentava o interesse dos EUA em mostrar o que havia de mais exótico dentro do continente e as forças que haviam cunhado essa nova nação que logo assumiria um papel de influência mundial.