Florence Knoll (1938 D.C até os dias de hoje)

Nascido em 24 de maio de 1917 Michigan Knoll também recebeu um diploma de bacharel em arquitetura pela Armour Institute (agoraIllinois Institute of Technology ) em 1941 e trabalhou brevemente com os líderes do movimento Bauhaus, incluindo Walter Gropius , Marcel Breuer , e Wallace K. Harrison.

Em 1938, Hans Knoll fundou sua empresa de móveis com esse nome em Nova York. Em 1943, Florence Schust convencido de Hans ela poderia ajudar a gerar negócios para sua empresa, mesmo em economia de guerra dos Estados Unidos através da expansão em design de interiores, trabalhando com arquitetos. Com seu fundo de arquitetura e design de estilo, ela conseguiu. Eles se casaram em 1946, ela tornou-se um parceiro de negócios completo e juntos fundaram Knoll Associates.A nova fábrica de móveis foi criado na Pensilvânia e comerciantes de móveis Knoll foram cuidadosamente acrescentados ao longo dos próximos anos. Florence Knoll sentiu arquitetos devem contribuir com a sua capacidade de design de mobiliário, bem. Alguns destes projetos de móveis se tornariam ícones do design do século 20 e ter permanecido na linha Knoll durante décadas devido ao seu design atemporal. Quando Hans Knoll morreu em um acidente de carro em 1955, Florence Knoll assumiu a operação da empresa. Florence Knoll se projetado cadeiras, sofás, mesas e casegoods durante os anos 1950, muitos dos quais permanecem na linha Knoll para este dia. Em 1958 ela se casou com Harry capa Bassett .

Sua interpretação americana de minimalista , as teorias de design racionalista é claramente evidente e Embora Knoll fez um grande volume de trabalho residencial, o Estilo Internacional , trabalhou no foi especialmente bem sucedido em escritórios corporativos. A visão para o novo escritório foi limpa e organizada, e do boom das empresas de 1960 a oportunidade perfeita para ela mudar a maneira como as pessoas olhavam para trabalhar em seus escritórios.Seu plano aberto layouts criados limpo, espaços uncluttered um local perfeito para sua mobília e todos abraçaram esta nova forma de organizar o espaço de negócios. Knoll se aposentou como Knoll presidente em 1960, mas permaneceu com a empresa como diretor de design até 1965, quando ela se aposentou completamente.

Em 2002, ela recebeu o National Medal of Arts.

Voltar ao Topo

Ludwig Mies Van Der Rohe (27 de Março, 1886 – 17 de Agosto, 1969)

Foi um arquiteto alemão que como muitos de sua época pós primeira guerra mundial pensava em estabelecer um estilo arquitectónico que representasse os tempos modernos assim como o estilo clássico e o gótico foram para suas épocas. Ele criou um estilo arquitectónico do sec XX de uma clareza e simplicidade muito influente.

Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação. Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. Também é famoso pelas varias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo, como é o caso das frases "less is more " ("menos é mais") e "God is in the details" ("Deus está nos detalhes").

Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalista.

Mudou-se ainda jovem para para Berlim onde começou a trabalhar com o designer de interiores Bruno Paul. Em 1908 ingressou no estúdio do proto-medieval Peter Behrens, do qual se tornou discípulo. Aí permaneceu até 1912, entrando em contacto com as teorias de design em voga e com a cultura alemã culturalista. Começou a sua carreira profissional independente projectando casas para clientes de classes baixas.

Os estilos tradicionais há muito que eram alvo de críticas dos teóricos progressistas, principalmente pelo seu uso de ornamentações sem qualquer relação com as estruturas modernas de construção dos novos edifícios. Tais críticas receberam especial credibilidade com o desastre da Primeira Guerra Mundial, considerada então como o falhanço da liderança imperial européia. O revivalismo clássico foi então repudiado por muitos, ao ser identificado com a arquitectura do sistema aristocrático, agora em descrédito. O seu estilo começa, então, a patentear influências como o Expressionismo, o Suprematismo, o Construtivismo russo (construções escultóricas e eficientes, usando materiais industriais modernos) e o Grupo holandês De Stijl. De forma ousada, abandonou por completo a dependência de qualquer ornamentação.

Em Julho de 1923, participou no primeiro número da Revista G (abreviação de Gestaltung), onde se mostra menos ligado aos princípios expressionistas e mais voltado para a objectividade construtiva. Mies é convidado a lecionar na escola vanguardista de arquitectura Bauhaus, fundada pelo seu colega - e crítico - Walter Gropius. Pertencem a este seu período algumas peças de mobília medieval, onde aplica antigas tecnologias artesanais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como aCadeira Barcelona (e mesa) ou a Cadeira Brno.

Na década de 1930, depois de Hannes Meyer, Mies foi, a pedido de Gropius e por um breve período de tempo, o último Director de umaBauhaus vacilante. A escola, financiada pelo governo, seria forçada a fechar as portas devido a pressões políticas do partido Nazi que a identificava com ideologias antagónicas como o socialismo e o comunismo.

Mies abandonou a sua Pátria em 1933, quando se desvaneciam as hipóteses de continuar aí a sua carreira. Quando chegou aos Estados Unidos, depois de 30 anos de prática na Alemanha, já era considerado pelos promotores americanos do Estilo Internacional como um pioneiro da arquitectura moderna.

Voltar ao Topo

Marcel Breuer (21 de maio 1902 na Hungria - 1 de julho 1981 nos EUA)

Fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus, escola vanguardista de arquitetura e design. É de destacada importância seu trabalho com design de mobiliário, cuja obra é vendida até hoje. Seus móveis contribuíram para revolucionar o mercado de móveis até então.

Formou-se em Weimar (primeira sede da Bauhaus) em 1924 e passou a lecionar na escola até 1928 (quando esta já estava instalada emDessau). Sua relação com a instituição era bastante estreita, o que acabou lhe rendendo a diretoria da instituição após a saída de Mies Van Der Rohe.

Enquanto professor da Bauhaus, realizou uma série de experimentações no design mobiliário. Foi aí que projetou e executou os primeiros protótipos da cadeira Wassily (cujo nome é uma homenagem ao colega Wassily Kandinsky, também professor). A Wassily é, hoje, uma das cadeiras de autor mais famosas do mundo.

Com a ascensão do nazismo, Breuer instala-se em Londres e associa-se ao escritório F. R. S. Yorke, do grupo MARS.

Breuer emigrou para os Estados Unidos em 1937 e aí passou a trabalhar até o fim da vida, sendo considerado por alguns críticos um dos "últimos verdadeiros arquitetos funcionalizas".

Nos EUA, trabalhou com seu ex-professor Mies van der Rohe, projetando arranha-céus. A obra de Breuer pode ser completamente inserida no que costuma ser chamado International style. Aí também é noemado diretor da faculdade de arquitetura da Universidade Harvard (sendo responsável pela formação de toda uma geração de arquitetos americanos, da qual pertenceu, por exemplo, Phillip Johnson).

Faleceu em Nova Iorque em 1981.

Voltar ao Topo

Arne Jacobsen (11 fevereiro de 1902 - 24 março 1971)

Arquiteto e designer dinamarquês lembrado por contribuir com a arquitetura funcionalista e mundialmente connhecido por seus designs de cadeiras simples e funcionais.

Arne quería se rumí pintor mas logo foi desencorajado por seu pai que o aconselhou algo mais seguro na arquitetura. Jacobsen foi admitido na escola de arquitetura (royal academy of fine arts) de 1924 à 1927 com Kay fisher e Kaj Gottlob.

Enquanto ainda era estudante participle da exposição Art Deco em Paris de 1925 anode ganhou uma medalha de prata peel design de uma cadeira . Nesta mesa viagem Arne foi influenciado pela estetica pioneira de Le Corbusier. Antes de sair da academia Arne foi a Alemanha e adotou a arquitetura racionalista de Mies Van der Rhoe e Walter Gropius. Estes design o influenciaram até mesmo em seu projeto de graduação e em sua galeria de arte na qual ganhou um a medalha de ouro.

Em 1929 junto a Flamming Lassen, ele venceu a associação de arquitectos dinamarqueses com o design da "casa do futuro".

No ano seguinte desenhou a funcional "casa rothenborg". Logo depois ganha também a competição de "Gentofte Municipality" com um complexo de resort a beira mar em Klampenborg em copenhagen. Varios componentes deste resort se tornaram uma quebra de paradigmas na dinamarca se estabelecendo como o lider nacional do estilo internacional moderno.

Em 1937 ele fez o Bellevue Theatre que tinha o teto retrátil possibilitando performaces a céu aberto.

Durante a segunda guerra mundial, a escassez dos materiais de construção ficaram difíceis obter e em 1943 devido seu histórico judeu, Arne abandona seu escritório e vai para Suécia onde fica por dois anos. Em 1945 Jacobsen retorna a Dinamarca e reassume a carreira de arquiteto.

Em 1952 faz as Søholm terraced ouses e em 1955 vai morar em uma delas até sua morte em 1971. Ele tinha muitos projectos na Alemanha , Denamarca e Londres.

Hoje Arne Jacobsen é lembrado principalmente pelos seus designs de mobiliário, porém ele se considerava um arquitecto e não gostava do termo designer.

A maioria de seus projetos da mobília eram o resultado de uma cooperação com o fabricante da mobília com que iniciou uma colaboração em 1934 quando seus lâmpadas e dispositivos elétricos claros foram desenvolvidos com Louis Poulsen. Apesar de seu sucesso com sua cadeira na exibição de Paris em 1925, foi em 1950 que seu interesse esteve em design de mobiliário esteve no ápice. A cadeira ant e a Seven series se encaixaram perfeitamente na demanda moderna, sendo leve, compactas e empilháveis.

Arne tem uma importante contribuição para o modernismo e para o lugar específico Dinamarca e os países escandinavos neste movimento.

Voltar ao Topo