Herman Miller (1923 D.C Até os dias de hoje)

Mundialmente conhecida a Herman Miller possui sua sede em Zeeland, Michigan, EUA e produz um dos mais notáveis móveis para escritórios bem como móveis residenciais. Foi uma das pioneiras a produzir o mobiliário moderno.

Inicialmente fundada como Móveis Estrela Co. Em 1905 e fabricava apenas móveis em estilo revivalista. A empresa só foi rebatizada com o nome de Herman Miller Furniture Company em 1923. E em 1960, ganha o nome atual Herman Miller Inc. Sua marca é consistentemente reconhecida como uma das “Empresas mais admiradas do mundo” e é também conhecida pela sua dedicação a concentração do empregado, seguindo um conceito de liderança servidora.

Até o ano de 1930 a empresa somente produziu móveis de madeiras tradicionais. A grande depressão que ocorreu nos EUA forçou a empresa a explorar novos mercados para sobreviver, e então em 1942 Herman Miller inicia o “Modular Executive Office” Group (EOG) com Rohde na supervisão, porém com sua morte em 1944 ocorre à substituição pelo arquiteto George Nelson, que assume a direção de design 1945. E as próximas quatro décadas sob o comando de Nelson a empresa não só ganhou com a sua contribuição pessoal ao design, mas também de outros vários grandes nomes como Isamu Noguchi, Charles & Ray Eames, Propst Robert e o designer têxtil Alexander Girard.

As contribuições desta empresa não se limitam apenas a criações de mobiliário de alto design como visto em 1964 onde sua vanguarda em pesquisa levou ao desenvolvimento do “Action Office” embora que sua primeira linha de produção não se tornar-se um sucesso levou a produção do “Action Office II” que introduziu o conceito de “cubículo”. Então em 1968 surgiu um novo sistema de organização de escritórios que conceitualmente incluía uma abundancia de superfícies de trabalho e prateleiras, as divisões eram uma parte dele, destinado a proporcionar privacidade e lugares assim poderia se permitir num ambiente de trabalho as obras em andamento.

Os cubículos não nasceram mal ou quadrados a intenção era incluir vários níveis de mesa para permitir que os funcionários trabalhassem durante um tempo em pé, incentivando o fluxo sanguíneo e fazendo assim com que os funcionários não sentissem desanimo ou exaustão. Portanto não foi concebido para amontoar as pessoas em um pequeno espaço, foi conduzido pela economia para possuir essa finalidade.

Isto por que os cubículos ou “sistemas móveis” oferecem uma alternativa mais barata para refazer a planta em uma diferença onde as empresas podem recuperar os seus investimentos em mobiliário de escritório em menos de sete anos contra 39,5 anos de um reajuste numa planta de estruturas permanentes.

Atualmente a empresa inova com iniciativas de sustentabilidade é a “Perfect Vision” onde estabelece metas até 2020, que incluem aterro zero, geração zero de resíduos perigosos, zero de emissões atmosféricas (VOC), uso da água de zero processo, uso 100% de energia elétrica verde nos edifícios, construção da empresa ganhou certificação LEED ouro e 100% das vendas de seus produtos aprovados pela DFE.

Os destaques clássicos da empresa são a cadeira Equa, a cadeira Aeron, a mesa Noguchi, sofá Marshmallow, o sofá Hang-It-All e a Eames Lounge Chair.

O maior lançamento na década de 1990 foi à cadeira Aeron, um tipo totalmente novo de workchair, baseada profundamente na ergonomia está disponível em três tamanhos para caber perfeitamente todos, independentemente da sua composição.

No ano de 2000 o produto inovador foi uma estação de trabalho criada pelo designer de Ayse Turco Birsel que resolve não acabar com os quadros e azulejos dos sistemas convencionais, contando apenas com uma infra-estrutura de postes e vigas para formar as estações de trabalho, construídas em 120º. Redefinindo o local de trabalho para o século 21.

Voltar ao Topo

Charles & Ray Eames (1943 D.C - 1988 D.C)

Charles (1907-1978) e Ray Eames (1912-1989) foram designers que inovaram em seu tempo e ganahram a fama de “casal de ouro” do design americano do pós-guerra utilizava como matéria-prima a fibra de vidro, resina plástica para as cadeiras, assim como a tela metálica seu objetivo era baixar os custos e democratizar as peças que desenvolviam.

Charles Eames foi fortemente influenciado pelo arquiteto finlandês Eliel Saarinen, chegando a se tornar parceiro e amigo de Eero Saarinen que era filho de Eliel, juntos os dois implementaram, um programa de arquitetura e urbanização além, de desenhar um mobiliário vencedor da “Organic Design in Home Furnishings”.

E o seu trabalho mostrou uma nova técnica de modelagem da madeira (originalmente desenvolvida pelo arquiteto e designer Alvar Aalto), cuja aplicação incluiu as beside chair e outros mobiliários.

Charles e Ray se conheceram enquanto preparavam desenhos e modelos para a “Organic Design in Home Furnishings” e se casaram no ano seguinte após competição. Charles e Ray Eames levariam uma notável carreira em design e arquitetura.

Sua fonte de inspiração vinha de objetos rotineiros como a batata chips ou uma antiga luva de baseball e esse grande senso de aventura transformou esse entusiamos e curiosidade em grandes criações e fizeram tanto de Charles quanto de Ray Eames uma grande equipe de design composta por marido e mulher sendo definido por um estilo de linhas finas e lisas, pela modernidade, pela diversão, pela funcionalidade, pela sofisticação e pela simplicidade.

Sua mais notável criação surgiu em meados de 1956 ganhando o nome de Charles Eames Lounge Chair e o complemento Ottoman, suas notáveis liberdades das obras assim como as suas pesquisas tiveram uma enorme influência nos estilos de moveis e interiores por mais de 50 anos.

O design do século XX com certeza não seria o mesmo sem as peças de Eames como a La Chaise e Lounge Chair, a linha Aluminium e entre outras. A mais inovadora peça desenvolvida por Eames foi uma cadeira onde assento e encosto era fundido em uma única peça que até então era fragmentadas em duas estruturas este modelo de cadeira foi sempre sendo aperfeiçoado em suas linhas e inspirou outros designers levando a indústria a criar o padrão concha para linhas de cadeiras.

Voltar ao Topo

George Nelson (1946 D.C - 1986 D.C)

George Nelson foi um dos fundadores do modernismo americano junto com Charles & Ray Eames sua carreira pode ser caracterizada como extraordinária em todos os seus 50 anos cheios de momentos de inspiração repentina.

Estudou arquitetura em Yale e formou-se em 1928. Em 1931 tornou-se bacharel em Artes. E um ano depois enquanto se preparava para a exibição em Paris ganhou o Prêmio da exibição de Roma. Realizou um dos seus primeiros lampejos de inspiração na década de 30 que consistia em viajar pela Europa entrevistando os principais arquitetos modernos e com isso apresentou a comunidade de design americana a vanguarda européia.

Através de seus textos publicados pela Pencil Points ele introduz Walter Gropius, mies van der Rohe, Le Cobursier e Gio Ponti que fugindo da opressão nazista desembarcam nos Estados Unidos.

Sua genialidade levou a desenvolver o conceito dos shopping-centers urbanos, e logo depois outro lampejo o levou ao armário embutido que foi apresentado pela primeira vez em um artigo da revista Life 1945. Os trabalhos desenvolvidos na década de 40 se preocupavam em interpretar, observar e compor soluções para as muitas mudanças de hábitos familiares no pós-guerra. Com isso ocorre a formulação do conceito “family room”.

Estes conceitos surpreenderam e impressionaram tanto o fundador da Herman Miller que em 1945 ele foi contratado pela empresa e em 1946 já produziu seu primeiro sucesso o platform bench considerado um dos ícones do design moderno adotado como um dos itens de preferência entre os colecionadores por apresentar linhas retas e limpas ilustrando o design honesto de Nelson nesta mobília refletem o seu irreverente estilo arquitetônico.

Seu terceiro maior sucesso trata-se de uma mobília que marca o design por sua descontração desde o nome Marshmallow Sofa até a sua forma esta mobília foi apresentada em 1956 e sua intenção era deixar as pessoas felizes suas 18 almofadas destacáveis ou podiam possuir a mesma cor ou cores diferentes e que se adapta tanto para escritórios quanto para saguão, sala de espera ou recanto.

O seu segundo maior sucesso foi apresentado em 1955 e trata-se da cadeira ícone de sua coleção a Coconut Chair outro grande ícone da mobília do século 20 com grande originalidade este design confortável que lembra um quarto da forma de cocô possui laterais rasas e curvas atraentes sendo projetadas para permitir sentar em qualquer posição com uma grande quantidade de movimentos. Sua base formada por uma única peça de espuma emborrachada sendo sustentado por três pés cromados com ligaduras torna-se perfeito para o uso em ambientes residenciais ou corporativos. E sendo este o motivo desse clássico nunca sair de moda.

Voltar ao Topo

Harry Bertoia (1915 D.C - 1978 D.C)

Artista, escultor e designer de mobiliario moderno.

Aos 15 anos quando vai para Detroit para visitar seu irmão mais velho, decide ficar e se matricular na Cass Technical High School onde estudou design e arte fazendo jóias artesanais. Em 1937 ele atendeu à escola de arte da sociedade de arts e crafts de Detroit conhecida tambem como escola de estudos criativos. Em 38 ganha uma bolsa para estudar cranbrook academy of art onde encontrou pela primeira vez Walter Gropius, Edmund N. Bacon e Ray e Charles Eames.

Por volta de 1939 ele abre seu workshop para ensinar trabalhos com jóias e metais. Depois que a guerra ganha força o metal se torna raro e caro, focando assim na confecção de jóias; criando até mesmo aliança de casamento para Charles e Ray Eames ea esposa de Edmund Bacon, Ruth. Ele trabalhou até o fim da guerra em setembro de 1945.

Em 1950 ele se muda para Pennsylvania e estabelece um studio onde trabalha com Hans e Florence Knoll; neste período desenvolve o design de cinco peças das quais viriam a ser a bertoia collection for knoll e a famosa "Diamond Chair".

As cederias eram feitas à mão pois não se encontrava a produção em massa para essa cadeira. Este projeto tinha sido concedido uma patente ao Charles Eames para a "wire chiar" produzida por Herman Miller. Bertoia era um inventor de forma e deu uma melhora nos projetos da mobília com sua introdução de um material novo: transformou as hastes de fio industriais em um ícone do projecto.

Voltar ao Topo