Estilo Shaker (1770 D.C – 1900 D.C)

O estilo Shaker americano surge com a imigração de Ann Lee da Inglaterra para os Estados Unidos da America em 1770 e em 1774 é estabelecida a primeira vila no continente americano onde segundo os preceitos dessa sociedade eles devem viver em uma vida de celibato e abstinência logo após a fundação da primeira vila ocorre a expansão para mais 19 vilas nos estados na Nova Inglaterra, no Kentucky, Ohio e Indiana, atualmente restam apenas seis vilas nos EUA que seguem esse estilo.

Este é um estilo que surge na busca da perfeição e da purificação os Shakers no século dezenove produziram mobiliários simples, porém extremamente funcionais e atuais, os Shakers assim como os amish vivem com um modesto, mas notável conforto, pois inventaram o design moderno apesar de viverem dentro do formato de uma comunidade fundamentalista seu lema era “Mãos para o trabalho e coração para Deus”.

Os Shakers eram uma comunidade que vivia com modo de vida comunitário suas ações simplistas refletiam para todos os aspectos da vida, segundo seus preceitos toda forma de trabalho era uma forma de cultuar a Deus e que somente abnegando suas paixões e trabalhando muito eles alcançariam a perfeição, por isso seus trabalhos eram de linhas retas, terminações angulares sem ornamentação e com forte expressão sendo por isso considerado na época como design avant-garde art.

Através da análise desse mobiliário é possível detectar as bases do funcionalismo e a origem do ecodesing, desenvolvidos a partir dos conceitos de referencia de perfeição, pureza, ordem, simplicidade, durabilidade, funcionalidade e utilidade. Como resultado o mobiliário ganha uma estética minimalista incontestável.

O estilo passa a ganhar grande notoriedade quando ocorre à guerra civil americana e a comunidade de Mount Lebanon, Estado de Nova Iorque, aumentou significantemente sua produção de cadeiras para vender ao exterior.

E como foram bem sucedidas diversas empresas também passaram a fabricar e vender mobiliários no estilo Shaker de a ótima qualidade artesanal das cadeiras, justificando o porquê de uma cadeira Shaker de costas altas foi vendida em um leilão pelo preço de quase 100.000 US $.

Como curiosidade os maiores eventos da sociedade Shaker foram à imigração de Ann Lee da Inglaterra em 1770, a criação da primeira vila em 1774, o dia da assinatura da constituição americana em e o desempenho de Mozart´s Don Giovanni pela primeira vez em 1787 e publicação de canções do inocente por William Blake 1789. Imortalizam o pensamento e a cultura da sociedade Shaker.

O que reflete os dizeres de um ditado Shaker “faça o seu trabalho como se ele fosse durar milhares de anos, mesmo sabendo que você poderá morrer amanhã.”